Entenda o funcionamento do e-commerce para supermercados
Há alguns anos o e-commerce se revelou uma tendência em todo o mundo, impulsionada pelo avanço da tecnologia e busca por praticidade. Com o início da pandemia da Covid-19, esse modo de compras se tornou também uma maneira de preservar a saúde, por isso, o e-commerce para supermercados foi prontamente aceito por muitas pessoas.
O momento atual demonstra possibilidade de crescimento dessa área. Em 2021, uma pesquisa da Nielsen (empresa global de medição e análise de dados dos consumidores e mercados no mundo) revelou que as vendas do e-commerce brasileiro chegaram a R$53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021, crescendo 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa tendência de aumento pode ser uma nova possibilidade para os supermercados, ampliando a visão de gestores para outro modo de fazer negócios. Muitos varejistas estão se adaptando aos desafios de administrar uma loja online, e os consumidores estão se habituando a esse modelo, seja por comodidade ou necessidade. Para você que quer compreender melhor como o e-commerce funciona, nós preparamos esse artigo.
Como funciona um supermercado online?
O supermercado online irá operar em uma plataforma e-commerce, onde os consumidores se cadastram e colocam no carrinho virtual os produtos escolhidos. Finalizadas as compras, são preenchidos os dados de pagamento e entrega. Com o pedido concluído e a entrega agendada, os funcionários do mercado separam os itens assim como na nota fiscal.
Geralmente, o estoque das mercadorias destinadas para o e-commerce é separado do mercado físico, facilitando a distribuição e organização. Por se tratar de produtos perecíveis, com entrega rápida e por conta da própria empresa, as entregas normalmente estão restritas à região do estabelecimento. Ainda assim, muitos dos mercados e centros de distribuição são bem situados para atenderem boa parte da localidade.
Dicas para adaptar o seu supermercado para o modelo e-commerce
Sair do modelo tradicional de comércio para implementar o e-commerce para supermercados é um grande desafio, mas estamos aqui para te ajudar! Veja a seguir quatro pontos de atenção importantes, que você precisa considerar nesse processo:
- Plataforma Adequada
Este é o ponto de partida para que o seu mercado online funcione bem. Se você pretende alcançar o máximo de pessoas e deixar seus produtos expostos de maneira acessível, use uma plataforma que facilite as funcionalidades.
- Salvar lista: o e-commerce para supermercados deve facilitar a recorrência de compra com a possibilidade de salvar listas de produtos preferidos, assim como listas de compras já efetuadas. Como é comum que os consumidores adquiram os mesmos produtos em certo período de tempo, esse recurso agiliza a compra e pode trazer a fidelização do cliente.
- Buscador fácil: é necessário que a busca por produtos seja muito fácil. Um recurso importante é a sugestão de mercadorias a partir do que o cliente digita.
- Descrição detalhada: os produtos devem conter descrição detalhada com foto real e de qualidade, principalmente dos produtos perecíveis, como frutas e verduras.
- Qualidade dos produtos
Para manter a qualidade, é preciso ter bastante cuidado com o armazenamento e entrega, evitando misturar produtos de categorias diferentes. A escolha de produtos perecíveis é um dos desafios do supermercado online, já que o cliente não pode selecionar via loja virtual. Nesse caso, a dica é desenvolver sistemas de comunicação entre funcionário e cliente para que ambos tirem dúvidas durante o processo de compra.
- Prazo de Entrega
O consumidor está acostumado a esperar uma ou duas semanas para receber uma compra online em casa. Mas quando o assunto é alimentação esse prazo não faz sentido. Portanto, a agilidade de entrega é outro ponto relevante. Uma boa opção é trabalhar com a entrega agendada, dessa maneira, o cliente faz o pedido e recebe no horário escolhido, de acordo com a disponibilidade.
- Atualização do Estoque
Um dos grandes desafios do e-commerce para supermercados é fazer a atualização do estoque em tempo real. É comum que o cliente compre determinado produto e só descubra que ele não estava disponível quando a entrega chega em casa com um item substituto.
Para minimizar a insatisfação e desgaste com trocas e reembolsos, o serviço de mensagens do aplicativo pode ser usado. Sendo assim, o funcionário pode alertar o cliente especificando qual mercadoria não está disponível e apresentar possíveis substituições, sempre dando a oportunidade de escolha, inclusive do cancelamento e estorno.
Benefícios de uma plataforma e-commerce para supermercados
Seu objetivo de crescimento pode estar aliado à tecnologia. Antes de implementar um novo modelo de negócio, é preciso entender as melhorias que vão fazer diferença para você. Abaixo, destacamos alguns dos benefícios de aderir a loja virtual para o seu supermercado:
- Captação de dados sobre os clientes para criar estratégias de vendas mais assertivas;
- Garantia de uma visão mais completa sobre os consumidores, possibilitando melhorar o atendimento e a experiência do usuário;
- Gerenciamento inteligente de pedidos, dispondo dados relevantes sobre o estoque;
- Suporte à expansão do seu negócio;
- Possibilidade de aumentar as vendas e realizar trocas e devoluções com facilidade.