Tudo sobre os tipos de feijão: preciso ter todos? Quais vendem mais?
Você sabia que existem mais de 10 tipos de feijão? Presente nas culinárias de diversos países, suas variantes fazem sucesso em todo o mundo e são utilizadas de maneiras únicas.
É super importante conhecer um pouco mais sobre este produto, afinal, aprender sobre sua mercadoria é estar cada vez mais perto de seus clientes.
Acompanhe nosso artigo de hoje e saiba mais sobre o assunto. Além de ajudar na escolha dos melhores tipos de feijão para fazer estoque, vamos mostrar algumas curiosidades interessantes sobre eles.
Quais os tipos de feijão mais vendidos no Brasil?
Em primeiro lugar, quando falamos de Brasil, devemos nos atentar às diferenças geográficas e culturais de cada região. Nesse país continental, possuímos múltiplos sotaques, tradições, costumes e também culinárias, não é mesmo?
Sendo assim, o primeiro passo na hora de montar o seu estoque é procurar entender o lugar onde seu comércio está localizado e, se possível, implementar meios para que sua
clientela possa pedir por produtos em falta.
Dessa forma, a relação cliente-fornecedor será fortalecida. Ao investir em produtos que realmente fazem sucesso, é possível reduzir a taxa de perdas e aumentar o lucro.
Abaixo separamos os tipos de feijão mais comercializados no Brasil.
Tipos de feijão: o famoso feijão Carioca
Um dos tipos de feijão mais vendidos do Brasil, é o carioca, conhecido também como carioquinha. Uma curiosidade sobre ele é que, apesar do nome, ele não tem nenhuma ligação com o Rio de Janeiro.
A cor do feijão é a mesma de uma raça de porco caipira, chamada carioca, bastante comum na época que a plantação dessa leguminosa teve início.
Pela semelhança, o agricultor decidiu homenagear o novo feijão com o nome do animal. E, assim, um feijão bege descoberto em uma fazenda em São Paulo, recebeu o nome de carioca.
Esse produto é amado em diversas partes do país e nunca pode ser esquecido na hora de montar o estoque.
Feijão Preto
Por ser ingrediente principal da feijoada, o feijão preto é também um dos tipos de feijão mais queridos em todo território nacional.
Apesar de ser mais consumido no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, essa variedade não passa despercebida pelo resto dos estados. Principalmente em épocas de frio, é impossível dispensar uma feijoada saborosa, repleta de carne, e acompanhada por um arroz branco soltinho, não é mesmo?
Feijão Branco
Este, por sua vez, ao contrário dos tipos de feijão anteriores, não possui um caldo marcante, entretanto, não deixa de ser procurado.
Por ser rico em nutrientes, ele é uma alternativa saborosa para aqueles que buscam um estilo de vida saudável. Sua casca fina e seu caldo possuem uma textura mais rala, sendo muito utilizado para compor saladas, sopas e ensopados.
Feijão Fradinho
Chamado também de feijão de corda em algumas regiões do Brasil, é um tipo de grão que não produz caldo, fazendo com que seu consumo seja voltado para saladas ou como ingrediente de pratos especiais.
Na Bahia, é utilizado como massa do acarajé, prato típico da gastronomia afro-brasileira.
Feijão Bolinha
Por último, mas não menos importante, o feijão bolinha é uma leguminosa utilizada em diversas receitas, principalmente em saladas.
Herança portuguesa, ele se tornou um ingrediente coringa da alimentação e gastronomia do nosso país.
Gostou de aprender um pouco mais sobre os tipos de feijão? AsAcompanhe nosso site e redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas atualizações.
Até a próxima!