Segredo revelado: descubra como é feito o beneficiamento do arroz.
O arroz branco tradicional passa por diversos processos até chegar na aparência, qualidade e textura que conhecemos, sendo dois deles a brunição e o polimento.
Responsável pelo arroz clássico consumido pelos brasileiros, o processo de beneficiamento do arroz é responsável também por produtos derivados do arroz, como, por exemplo, a farinha e o óleo.
Acompanhe nosso artigo de hoje e fique por dentro de cada etapa realizada até que os
produtos cheguem em suas prateleiras. Vamos lá?
Brunição e polimento, como funciona o beneficiamento do arroz
Em primeiro lugar, devemos estabelecer o seguinte: o beneficiamento do arroz clássico consiste no processo da retirada da casca e do farelo do arroz integral, para a obtenção do arroz branco. Este beneficiamento compreende as etapas abaixo.
Beneficiamento do arroz: o processo de limpeza
Posteriormente à colheita e ao período de armazenamento, o arroz passa por um processo de limpeza dentro da indústria. O intuito do processo é eliminar as impurezas mais grossas que podem ter passado despercebidas anteriormente.
O processo de limpeza é extremamente importante, porque dessa forma, o consumidor final não precisa lavar o arroz em casa.
Descascamento
A segunda etapa do processo de beneficiamento do arroz é bem autoexplicativa. Afinal, é neste estágio que os grãos são, de fato, descascados.
Em suma, são utilizadas máquinas munidas de rolos de borracha que giram ao mesmo
tempo, porém em sentidos e velocidades diferentes, imitando o movimento de torção. Dessa forma, o grão de arroz é forçado para fora de sua casca.
Separação
Esta é a etapa em que os grãos de arroz passam por um “pente fino” antes de passar para os processos finais de brunição e polimento.
A utilização de máquinas como, por exemplo, a câmara de palha, auxilia no aumento do rendimento da safra e também na qualidade do produto final que chega nas suas prateleiras e na mesa do consumidor final.
Brunição e polimento
A brunição e o polimento, são os grandes responsáveis pela aparência do arroz que tanto conhecemos.
É aqui que os grãos descascados e integrais, que ainda contém farelo, são lixados por brunidores. Esses são maquinários que contém pedras abrasivas que retiram o farelo e separam o arroz branco.
Para complementar o beneficiamento do arroz, agora é a hora do polimento: parte responsável pela retirada do farelo de arroz que permanece nos grãos.
Nessa etapa, os grãos são atritados uns contra os outros, enquanto são submetidos a uma leve fonte de pressão, geralmente utilizando água e ar.
Classificação
Bem como os processos anteriores, essa fase preza pela qualidade do produto final. Com o auxílio de máquinas, os grãos inteiros são separados daqueles que foram quebrados por algum motivo.
Uma curiosidade importante é que essa classificação ajuda na hora de separar o arroz por tipos.
Por exemplo, o arroz Tipo 1, queridinho dos brasileiros, é aquele que permite a menor quantidade possível de grãos quebrados por pacote.
Embalagem e distribuição
Por fim, o arroz é embalado, acatando todas as normas e regras contidas na regulamentação federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e poderá ser distribuído para os lojistas.
Gostou do artigo? Fique de olho em nosso site para mais conteúdos como esse! Conheça a São João Alimentos e siga as nossas redes sociais:
São João Alimentos
Patéko
Empório São João