Notícias

Perdas em supermercados: como evitar esse problema

Perdas em supermercados: como evitar esse problema

Um dos grandes problemas na gestão de qualquer varejo são as perdas. Além do óbvio impacto econômico, elas também trazem consequências ambientais e sociais. Mas como evitar o desperdício? O que posso fazer para melhorar minha gestão? 

Para responder essas e outras questões, nós, da São João Alimentos, preparamos esse artigo. 

Um problema global

As perdas em supermercados é um problema enfrentado no mundo inteiro, com números expressivos que influenciam diretamente no faturamento do ramo varejista. Nos Estados Unidos, um estudo da National Retail Federation (NRF) aponta que as perdas custam US$ 61,7 bilhões ao ano, o equivalente a 1,62% do faturamento do setor. Já no mercado brasileiro, a Abrappe indica perdas da ordem de R$ 22,44 bilhões, ou 1,36% das vendas dos varejistas entrevistados.

Para os supermercados, evitar perdas é uma questão ainda mais crítica. Dos 15 setores pesquisados no Brasil, os três formatos supermercadistas (tradicional, vizinhança e conveniência) são responsáveis pelos maiores índices de perdas do varejo brasileiro. Nas lojas de conveniência, as perdas chegam a 3,32% das vendas, enquanto nas lojas de vizinhança alcançam 2,97%. Colocando de outra forma, as perdas superam a margem do negócio.

Tipos de perdas em supermercados

De forma resumida, as perdas em supermercados são a diferença entre o que aparece no estoque, pelo seu sistema de registro, e o que realmente está disponível para a venda no seu estabelecimento. E as razões para essa diferença vão desde o processo de recebimento dos produtos, passando pelo manuseio e armazenamento, e até mesmo em sua exposição no ponto de venda. 

Os principais tipos de perdas:

Manipulação dos produtos 

Durante a sua movimentação dentro do estabelecimento, o produto sofre alguma avaria de forma que impossibilite sua comercialização.

Produtos vencidos 

Produtos que passaram da sua data de validade também geram prejuízo, pois não podem mais ser comercializados. 

Deterioração de perecíveis

Muitos produtos de um supermercado são perecíveis. Estes exigem um controle sistemático de algumas variáveis para que sigam em situação de comercialização.  

Falhas operacionais 

Durante a transferência dos produtos do estoque à prateleira, algumas falhas operacionais podem passar despercebidas e gerarem desperdício. 

Roubos e furtos 

Infelizmente, não estamos imunes a situações como roubos e furtos. Mesmo com um sistema de segurança qualificado, pode acontecer. 

Como evitar perdas em supermercados

Agora que já pontuamos como acontecem as perdas em supermercados e como elas podem refletir em seus números finais, é hora de algumas dicas para saber como evitar essas perdas. 

Você, dono ou gestor de um estabelecimento, vai precisar melhorar seus processos de logística e segurança, podendo contar com um maior auxílio da tecnologia. Veja algumas medidas que vão te ajudar a evitar perdas: 

Invista em gerenciamento de estoque

Uma das principais causas dos prejuízos, como vimos até então, tem relação com o gerenciamento de estoque. É comum, por exemplo, vermos mercados que não organizam o estoque e, assim, os produtos se perdem.

Ter uma prateleira vazia ou produtos guardados em excesso no estoque é prejuízo na certa! Isso porque eles podem deteriorar ou então ser desviados.

Para evitar essa situação, é preciso administrar melhor seu estoque. A melhor solução é investir em um software para controle de inventário, que além de agilizar o processo, aumenta sua segurança, uma vez que o controle manual propicia as fraudes.

Priorizar a segurança do depósito é o mesmo que proteger seu bem, pois é lá que se encontra parte de seu investimento. Então dê prioridade a essa etapa e invista em um sistema para controlar seu estoque.

Cuide da entrada e saída de mercadorias com um levantamento

A principal forma de gerenciar os lucros e danos é fazendo um levantamento de mercadorias que entraram e saíram da loja. Para isso, você deve utilizar um sistema que evite falhas e que controle de maneira eficaz todo o processo pelo qual o produto passa, desde o momento que entra na loja até a saída.

Exija relatórios, tenha um rigor no cadastramento de produtos e, claro, adote um sistema operacional de qualidade, pois somente assim você terá controle sobre seu estabelecimento.

Prepare um treinamento com os funcionários

Para prevenir perdas, é essencial que haja o engajamento de todos os funcionários. Por isso, apostar em programas de treinamento é um bom caminho. Crie um projeto voltado para a conscientização de toda a equipe e incentive o desenvolvimento de uma cultura voltada à eficiência operacional.

Os responsáveis pela limpeza e manutenção, segurança, vendas, estoque e demais áreas produtivas e administrativas precisam ter pleno domínio dos protocolos – bem como entender a sua importância. Dessa forma, eles aprenderão a evitar perdas e incluirão as boas práticas naturalmente em suas rotinas.

Fique atento a qualidade dos fornecedores

Em setores como o de hortifruti, a qualidade dos produtos pode variar bastante por diferentes circunstâncias. Procure conhecer de perto os procedimentos de estocagem, manipulação e transporte de frutas e legumes dos produtores. Não pense apenas no preço. Estabeleça um padrão de qualidade e formalize uma série de exigências aos fornecedores.

Acompanhe a São João Alimentos 

Você gostou da nossa dica? Quer ver outras como essas? Então fique ligado aqui no nosso blog e clique para se inscrever. Toda semana, um texto novo com dicas sobre o mundo do varejo, dos alimentos e da culinária. 

Siga também as nossas redes sociais

São João Alimentos

Patéko

Empório São João 

Não deixe de visitar nossos sites para mais inspirações,
dicas e receitas: