Máquinas agrícolas: quais são as vantagens e como escolher a sua

Com o objetivo de auxiliar os agricultores, as primeiras máquinas agrícolas surgiram na década de 60. Essa evolução chegou para otimizar os processos, garantindo melhores resultados e facilitando a manipulação de grandes áreas de produção.
As máquinas podem ser utilizadas em todas as etapas de produção, cabendo ao produtor escolher em quais funções é mais interessante utilizar dessa mão de obra automática, e em quais é preferível manter o contato humano. Para conseguir tomar essa decisão de maneira sábia, existem pontos importantes para se atentar, e nós separamos dicas importantes para que você tenha sucesso no momento da decisão. Leia abaixo.
Como escolher o equipamento ideal
As máquinas agrícolas representam um grande investimento financeiro do produtor rural e, para garantir o retorno desse investimento, é necessário escolher a máquina certa para o terreno e produção com que você lida. Por isso, quando for fazer a sua compra, preste atenção em alguns pontos importantes:
- Tipos de alimentos cultivados
O primeiro passo a se atentar é que existem máquinas específicas indicadas para cada tipo de cultura e produto agrícola. Cada uma delas fornece benefícios diferentes ao produtor, sendo assim, pense no que mais necessita no momento.
- Características e porte do terreno
Um grande erro é comprar uma máquina sem levar em consideração as características do seu terreno. É preciso perceber a amplitude, resistência e tipo de solo, assim você compreende, por exemplo, se o peso da máquina será suportado.
- Potência necessária para realizar a atividade
A potência da máquina deve ser escolhida de acordo com o esforço necessário para realizar a atividade que foi determinada. Terrenos com maior declive, por exemplo, demandam uma potência maior, assim como os tratores que precisam movimentar implementos agrícolas.
- Torque
Também conhecido como momento de alavanca ou momento de forças, o torque é um conceito físico associado ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele. Para o trabalho em lavouras, há a indicação de máquinas agrícolas que tenham uma reserva de torque maior que 40%.
As 4 principais vantagens de máquinas agrícolas
O processo de mecanização agrária traz inúmeros benefícios ao produtor e sua safra. Desde resultados econômicos mais lucrativos até um aumento da qualidade dos produtos e diminuição do desperdício. Confira as quatro principais vantagens obtidas com o uso de máquinas agrícolas no seu negócio e como cada uma delas pode impactar positivamente no retorno esperado.
Economia de tempo e aumento da produtividade: utilizando máquinas especializadas para realizar funções agrícolas, se tem uma nítida redução de tempo nas produções e como consequência um aumento da produtividade. Com o aumento da capacidade de trabalho, o tempo para realizar certo nível de produção pode ser a metade do que seria manualmente.
Economia de custos: a mecanização pode reduzir os custos da produção em cerca de 30%. Por exemplo, uma pesquisa divulgada pelo Conselho Nacional do Café revelou que a diferença dos custos por saca entre os métodos de colheita manual e os mecanizados foi de 26%. Benefício que gera grande impacto no resultado final da colheita.
Controle de qualidade: com um serviço calculado e otimizado para realizar as tarefas da melhor forma possível, as máquinas agrícolas permitem ao produtor obter seus produtos com a melhor qualidade do mercado. Um exemplo é que os métodos de colheita impactam diretamente a integridade e a higiene dos grãos, ao mecanizar essa etapa de produção, evita-se que o produto entre em contato com a terra, o que poderia comprometer sua qualidade e causar desperdício de alimentos.
Acompanhe a São João Alimentos
Gostou das nossas dicas e informações? Quer ver outras como essas? Então fique ligado aqui no nosso site! Coloque nossas sugestões em ação e compartilhe o artigo com alguém que precise saber o diferencial que as máquinas agrícolas trazem para o agricultor.
Siga também as nossas redes sociais: