Notícias

Saiba as diferenças dos alimentos orgânicos para os convencionais

Para quem quer consumir alimentos sem aditivos químicos, respeitando a diversidade natural, essa é a escolha perfeita! Esses produtos recebem tal classificação por serem produzidos pela agricultura orgânica, ou seja, por meio de um processo sustentável e que não prejudica o ecossistema local. 

A modalidade é aprovada pela legislatura brasileira, que determina certos padrões a serem seguidos por todos os produtores, a fim de garantir a qualidade e se certificar da origem dos alimentos. Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, vem com a gente, que nós te explicamos!

Agricultura convencional X agricultura orgânica

Você sabe quais as diferenças dos alimentos orgânicos para os convencionais? 

A principal característica que difere cada prática é a produção. Não somente o processo, mas também a oferta para o mercado. Enquanto a agricultura tradicional tem foco na alta produtividade, a orgânica prioriza produtos livres de químicos, respeitando o tempo de desenvolvimento de cada um. Por esse motivo, as práticas são bem diferenciadas. 

Na agricultura tradicional, existe o uso de elementos e tecnologias artificiais, sendo que a orgânica não aplica nenhum desses métodos. Outro ponto existente é a preservação do ambiente, amplamente defendida pela agricultura orgânica, mas que na modalidade convencional é prejudicada por alguns costumes, como a monocultura

Condições para a produção de alimentos orgânicos

De acordo com a Lei n° 10.831, de dezembro de 2003, que regula a agricultura orgânica no Brasil, a comercialização desses produtos é vistoriada e certificada por organismos credenciados no Ministério da Agricultura. Além disso, existem condições de cultivo e produção que devem ser seguidas para que um produto seja confiável e considerado parte desse grupo. Dentre as exigências estão:

  • Respeito às características socioeconômicas e culturais da comunidade local;
  • Proteção de recursos naturais;
  • Preservação dos direitos dos trabalhadores envolvidos; 
  • Não utilização de organismos geneticamente modificados, nem químicos sintéticos.

Essas características fazem com que o processo em volta das mercadorias seja o mais responsável possível, assumindo o compromisso de reduzir os impactos socioambientais e não colaborar com a exploração trabalhista.

Por que consumir alimentos orgânicos?

Se você ainda está na dúvida sobre as diferenças dos alimentos orgânicos para o seu consumo, nós vamos esclarecer alguns pontos importantes. Leia abaixo: 

Saúde

Por não fazer uso de substâncias artificiais no cultivo, são respeitadas as épocas de maturação e as características de cada região. Assim, os alimentos mantêm completamente seus nutrientes, junto com as cores e sabores naturais. Além disso, não ingerir resíduos de produtos químicos, mesmo que em níveis considerados toleráveis, é uma maneira de preservar a saúde e o bem-estar

Consciência

O hábito saudável é acompanhado pelo consumo consciente. Quando o assunto é produção orgânica são levados em consideração os impactos no meio ambiente, preservando o solo, fauna, flora e adotando diversas outras práticas ecológicas. Outra obrigação do produtor orgânico é a garantia de condições justas para os trabalhadores envolvidos, o que confirma ao consumidor a responsabilidade socioeconômica.

Técnicas comprovadas 

Ao contrário do que muitos pensam, esse não é um trabalho livre de regras. A tarefa é feita por profissionais com conhecimento técnico e experiência. Existem práticas de produção orgânica comprovadamente eficazes, que trabalham juntas para que todos os critérios necessários sejam cumpridos. São algumas delas:

  • Controle de pragas e doenças através de métodos naturais. Utilizando do controle biológico, agricultura diversificada e plantas que afastam as pragas;
  •  Adubação orgânica e mineral. A partir da compostagem ou terra alcalinizada com minerais, o solo é enriquecido;
  • Fertilizantes orgânicos. São decorrentes de outras plantas, minerais e microorganismos benéficos para o processamento. 

Se interessou por essa modalidade da agricultura? 

Na São João Alimentos, promovemos práticas sustentáveis em todos os nossos tipos de produção. Se você deseja experimentar produtos orgânicos, conheça nossa linha de Arroz Orgânico Patéko. Oferecemos grãos de alta qualidade, produzidos dentro das normas exigidas, e levando até sua casa nosso cuidado com a saúde e o planeta.

Não deixe de visitar nossos sites para mais inspirações,
dicas e receitas: