Controle de estoque: cinco dicas de como fazer
Uma boa organização e gestão de um estabelecimento de varejo é fator fundamental para o sucesso dos negócios. O controle de estoque é um dos pontos essenciais para garantir o bom funcionamento, solucionando problemas como evitar as perdas em supermercados.
Hoje, vamos trazer dicas indispensáveis de como fazer um controle de estoque de qualidade para seu supermercado. Como evitar prejuízos? Em que investir? Veja agora mesmo.
Como organizar seu estoque
Manter o estoque do seu supermercado organizado é de suma importância por diversos motivos. Um deles é ter uma rotina de trabalho definida entre os diferentes setores do estabelecimento. Outro é facilitar que as demandas dos clientes sejam atendidas, evitando perdas nas vendas por indisponibilidade de produtos.
Para organizar seu estoque, alguns processos são fundamentais. Um deles é o acompanhamento do giro dos produtos. Ele está ligado à quantidade de vezes em que um produto foi vendido e precisou ser reposto em certo período de tempo (geralmente mensal ou anual). Fazendo esse acompanhamento, fica mais fácil identificar o desempenho dos setores, além de avaliar a disponibilidade de recursos e a média de tempo que as mercadorias ficam paradas.
Outro tópico que deve ser levado em consideração é fazer aquisições tendo como base a sua demanda. Parece óbvio, mas muitos varejistas acabam exagerando e promovendo um desperdício desnecessário e, principalmente, evitável. Com um processo de compras alinhado com as operações e informações detalhadas, consegue-se fazer um planejamento mais acertado.
Controle de estoque: dicas de como fazer
Com um estoque mais organizado e nas quantidades certas, é hora de colocar em prática seu controle, para evitar de vez prejuízos e imprevisibilidades. Veja cinco dicas valiosas para para um controle de estoque de qualidade, utilizando tecnologia e investindo em seus colaboradores para maior organização.
Faça um inventário rotativo
Donos de supermercado certamente já estão familiarizados com o conceito de inventário rotativo. Caso ainda não esteja em prática em seu estabelecimento, chegou o momento. Esse processo envolve a contagem regular de todas as mercadorias presentes no estoque, seja de uma categoria específica ou de um setor mais amplo.
Não sabe como fazer seu inventário? Em uma planilha, cadastre todos os produtos disponíveis. Destaque as categorias de produtos que devem ser checadas com mais frequência, por conta de alguns motivos, como facilidade para ser furtada. Também defina uma periodicidade para essa contagem.
Fiscalize o recebimento
Todo supermercado recebe mercadorias quase diariamente. Diversos produtos possuem uma saída muito grande e, para deixar a gôndola sem itens, a reposição precisa acontecer quase imediatamente.
Diante disso, é necessária uma fiscalização forte dos produtos recebidos. Procure por danos, ausência de algo que foi solicitado, itens vencidos ou até marca trocada. Situações como essa podem deixar a sua prateleira vazia e gerar prejuízo financeiro e de tempo.
Gestão com tecnologia
Por muito tempo, o controle de estoque foi feito manualmente. Muitos comerciantes e empresários tinham o hábito de usar caderno e caneta para registrar a movimentação das mercadorias. Inclusive, hoje em dia, alguns ainda utilizam deste meio para controlar o seu estoque.
No entanto, o ideal é você usar um bom sistema de controle de estoque. A tecnologia vai otimizar seus esforços, tornando tudo mais simples, fácil e rápido. Sem falar na segurança e na organização das informações. Essas, estarão mais protegidas, podendo ser acessadas a qualquer momento e de qualquer ponto de controle. Acredite, você fará um controle de estoque com muito mais eficiência.
Otimize o espaço
Já está evidente como priorizar a organização será a chave para um controle de estoque correto, que gerará melhores resultados. Para alcançar esse feito, o espaço que você utiliza para seu depósito também é importante.
Estabeleça critérios de temperatura e ambiente para o armazenamento correto das mercadorias de acordo com suas necessidades, fazendo o agrupamento de cada item por categoria e por data de vencimento.
Invista no treinamento da sua equipe
Fazer um bom controle de estoque envolve uma série de atividades. Para que não ocorram prejuízos nas vendas, é preciso checar se existe algum produto faltando, encomendar mercadorias com o fornecedor, registrar a entrada e a saída de mercadorias, fazer a reposição de categorias, entre outras atividades.
Nessa hora, escolha as pessoas certas e compartilhe tarefas, descrevendo a responsabilidade de cada uma delas no controle do estoque do seu supermercado. Investir no treinamento de sua equipe para desempenhar essas funções é a garantia de menos preocupações e responsabilidades acumuladas em uma só pessoa.
Acompanhe a São João Alimentos
Você gostou da nossa dica? Quer ver outras como essas? Então fique ligado aqui no nosso site. Toda semana, um novo post com dicas sobre o mundo do varejo, dos alimentos e da culinária.
Siga também as nossas redes sociais: