Conheça os diferentes tipos de arroz e suas características
O arroz é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Estima-se que no Brasil, por exemplo, cada pessoa consuma cerca de 40 quilos desse grão por ano. O arroz acaba sendo a base da alimentação para boa parcela da população mundial. Sendo um alimento de história tão antiga, é importante dizer que as categorias desse grão se desenvolveram em distintas regiões, criando diversos tipos de arroz. Há registros de arroz sendo cultivados na África e na Ásia. No continente americano, estudos brasileiros dizem que fomos os primeiros a cultivar o cereal por aqui.
Os diferentes tipos de arroz
Todos sabemos que o arroz branco é o mais comum de se encontrar e o mais consumido no Brasil, mas é sempre bom ter mais opções que possibilitem uma variada no cardápio. Dessa forma, existem opções para os que preferem grãos mais saudáveis, com sabor mais marcante ou com formato menor e mais redondo.
Arroz branco
Também conhecido como arroz polido ou arroz agulhinha, esse é o tipo de arroz mais conhecido e consumido por nós brasileiros e o mais tradicional em todo o mundo. Seus grãos passam por um processo de remoção de casca, deixando-os completamente brancos e facilitando o cozimento.
Essa retirada de casca é o que reduz o valor nutricional do arroz branco, já que nutrientes podem ser encontrados nessa parte do grão. Com um preço em geral mais acessível, é o tipo de arroz mais fácil de preparar e que mais vai encaixar no seu dia a dia e nas suas receitas.
Arroz integral
Ao contrário do arroz branco, o grande diferencial do arroz integral é não passar pelo tradicional processo de remoção de casca. Esse cereal possui mais nutrientes em sua composição e conta com maior concentração de fibras.
Por possuir casca, o seu tempo de cozimento acaba sendo maior e o sabor, obviamente, também é diferente do que estamos acostumados com o arroz polido. O aspecto visual é outra diferença: sua coloração é mais escura, próxima ao marrom.
Arroz parboilizado
Se a sua prioridade é a nutrição, o arroz parboilizado pode ser mais a sua cara. Chegando para o consumidor já pré-cozido, ele passa por um processo hidrotérmico. O grão é cozido com a casca, de forma que o interior absorve os nutrientes que estavam na parte externa. E só depois disso, a casca é removida.
Arroz arbóreo
Os amantes da culinária italiana não podem deixar de conhecer esse tipo de arroz! Perfeito para o preparo de risotos, o cereal arbóreo possui grãos menores, mais redondos e recheados de amido. Isso garante mais cremosidade às receitas típicas da Itália.
Nutricionalmente falando, o arroz arbóreo é bem semelhante ao arroz branco, mas conta com uma maior capacidade de absorção de temperos e caldos de receitas, podendo deixar pratos ainda mais saborosos.
Arroz negro
Também conhecido como arroz selvagem, o arroz negro é um cereal rico em proteínas, fibras e minerais, além de possuir um sabor marcante e único. Mais nutritivo que o arroz integral, possui um tempo de cocção ainda maior graças a sua casca resistente.
Apesar de mais popular em outras regiões, esse tipo de arroz sofisticado tem ganhado mais espaço no mercado brasileiro. Com grãos longos, firmes e escuros, é uma nova experiência para os consumidores.
Arroz cateto
O tradicional “arroz japonês” é, como o nome diz, o tipo escolhido como base para os pratos típicos da culinária do oriente, mais precisamente do Japão. O arroz cateto possui grãos mais curtos, curvos e transparentes. Sua característica é ficar mais macio e cremoso após o cozimento, graças a sua elevada concentração de amido.
Arroz vermelho
Com a busca cada vez mais crescente por alimentos saudáveis, o arroz vermelho tem ganhado espaço no mercado brasileiro. Com coloração avermelhada, esse tipo de arroz é comercializado com a sua casca, que apresenta nutrientes como ferro, zinco e fibras.
Arroz basmati
Também comum na culinária japonesa, o arroz basmati é forte na cozinha indiana e tailandesa. Com um sabor mais doce, o grande destaque desse grão é o seu aroma. Quando bem combinado com os pratos dessas regiões, dispensa até condimentos no preparo. Possui grãos longos e com boa capacidade de reter água.
Arroz glutinoso
Popular nos países asiáticos, o arroz glutinoso também é conhecido como mochigome. É um grão curto e, após o cozimento, apresenta uma textura pegajosa. Encontrado em diferentes cores, pode ser usado com ou sem casca e ser consumido como farinha – após ser moído.
Tipos de arroz na São João Alimentos
Está precisando aumentar o repertório do seu estabelecimento? Na São João Alimentos, produzimos diferentes tipos de arroz para a nossa marca, mas todos com o mesmo compromisso e qualidade: grãos selecionados e nobres para a sua mesa.
Em Empório São João, você encontra arroz branco safra velha, arroz integral, parboilizado e arbóreo; em Patéko, além dessas opções, ainda temos uma linha de produtos orgânicos e naturais.
Acompanhe a São João Alimentos
Você gostou da nossa dica? Quer ver outras como essas? Então fique ligado aqui no nosso blog e clique para se inscrever. Toda semana, um texto novo com dicas sobre o mundo do varejo, dos alimentos e da culinária.
Siga também as nossas redes sociais: