Notícias

Como é feito o armazenamento de grãos

O armazenamento de grãos é a técnica usada para preservar a integridade dos grãos produzidos, protegendo suas características desde a colheita até a distribuição. Esse processo requer atenção especial para que o cultivo não seja perdido por interferência de fatores externos que possam comprometer a qualidade do produto. 

Dependendo da necessidade do produtor, os grãos podem ser armazenados a granel ou embalados. Se embalados, o ideal é que estejam dispostos sobre estrados, evitando o contato direto com o piso e afastados das paredes. Caso seja armazenado a granel, em silos, a atenção deve ser dada ao controle de temperatura e aeração

Entenda as etapas necessárias para que o produto seja preservado até chegar na sua mesa: 

Armazenamento de grãos: como conservar os grãos na fábrica

Para iniciar o processo de armazenamento de grãos, o produto deve ser transportado até a unidade responsável. Ao chegar nesse local, existe o processo de recepção, que é dividido em três etapas: a pesagem, a identificação da carga e a coleta de amostras para a avaliação de sua qualidade inicial. Depois dessa primeira fase, os grãos são descarregados na moega, para início do processo de conservação nos silos

1. Limpeza e secagem

Antes de seguir para o armazenamento, é recomendado que os grãos colhidos estejam limpos, livre de impurezas e restos culturais. Outro cuidado necessário é a secagem, seja ela natural ou forçada. Essa etapa exige atenção dobrada caso a colheita tenha sido realizada em um percentual de umidade mais alto na lavoura, sendo necessário reduzi-la forçosamente. 

2. Termometria

O controle de temperatura em silos é um dos principais fatores que interferem na qualidade do armazenamento de grãos. Pensando nisso, medir constantemente por termometria permite a preservação da produção. 

A temperatura mais alta dentro de um silo pode causar a deterioração de materiais orgânicos. Sendo assim, é importante que exista um sistema de aeração que faça o seu resfriamento. Além disso, alguns problemas como fungos e insetos podem aparecer, caso o ambiente esteja propício ao seu desenvolvimento. Por esse motivo, outro ponto a ser observado é a umidade, que também não pode estar acima do recomendado.

3. Condições locais

É de grande importância que exista manutenção constante no local destinado para o armazenamento de grãos. Aves, roedores, insetos e outros tipos de animais vivem próximos às suas fontes de alimentação, e um espaço como esse pode representar uma fonte atraente de alimento. Para que a produção não seja impactada por esses agentes, o depósito em que ficam os armazenadores deve ser planejado em um espaço com boa ventilação, ambiente coberto e protegido contra a ação de animais.

A São João Alimentos se compromete integralmente com a qualidade e autenticidade de todos os  produtos. Desde a colheita, até a distribuição. Por isso, trabalhamos com o armazenamento em silo devidamente controlado, respeitando todas as recomendações sanitárias. Quer saber mais sobre o nosso compromisso com você? Conheça a São João Alimentos e siga as nossas redes sociais: 

São João Alimentos

Patéko

Empório São João 

Não deixe de visitar nossos sites para mais inspirações,
dicas e receitas: