Notícias

Arroz parboilizado: o mistério das gôndolas

arroz parboilizado

Sua impressionante história, processo de beneficiamento e chegada até o Brasil.

Vamos falar de arroz parboilizado hoje. Você alguma vez já chegou no supermercado para comprar arroz e se deparou com uma palavra estranha na embalagem que diz “Arroz Parboilizado”? Mas o que é isso? Hoje vamos desvendar o mistério das gôndolas. 

Desde os primórdios da civilização, o arroz é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. O arroz parboilizado industrialmente produzido (como o conhecemos hoje), porém, é um tipo de arroz que surgiu em meados do século 20 e revolucionou a maneira como o alimento é processado e consumido em todo o mundo. 

Mas qual é a história por trás do arroz parboilizado? Quem o descobriu e como ele se tornou tão popular?  Quando e como esse processo foi introduzido no Brasil? Vamos descobrir tudo isso neste blog post! Continue conosco nessa leitura e saiba tudo sobre o tema.

A descoberta do arroz parboilizado

Como já contamos em outro blog post aqui no site, o nome desse arroz vem do inglês par-boiled, ou parcialmente fervido/cozido. O processo de pré-cozimento ou pré-fervura de grãos foi descoberto como um potencial potencializador nutritivo por Eric Huzenlaub.

Enquanto percorria a Índia e alguns países da África no começo do século XX, observou que a alimentação básica de muitas culturas dependia do arroz. Em suas anotações, ele constatou grande ocorrência de uma doença chamada beribéri

Essa enfermidade é causada por insuficiência de vitaminas e minerais, ou seja, por problemas de nutrição. Porém o pesquisador britânico observou que nas populações que consumiam arroz fazendo um processo de encharcamento dos grãos antes de sua secagem final, não havia nenhum sintoma da doença. 

Na época, o processo anotado pelo químico em suas passagens ilustrava algo mais primitivo e rudimentar do que a técnica que ele veio a aprimorar nos anos 1930. Naquele tempo, o arroz em casca era imerso em água à temperatura ambiente em grandes potes cerâmicos. Em seguida, os grãos eram secos ao sol ou em chapas aquecidas e, posteriormente, descascados.

Eric Huzenlaub vem então a desenvolver a técnica que chama de parboilização na década de 1930. No entanto, foi somente após a Segunda Guerra Mundial que o método se popularizou em todo o mundo. 

O arroz parboilizado era ideal para ser transportado em grandes quantidades para os países que estavam se reconstruindo após a guerra, pois justo por seu processo de parboilização, ele garantia que pudesse ser armazenado por mais tempo sem perder suas propriedades nutricionais e seu sabor.

Mas qual era o segredo do saber ancestral das culturas africanas e indianas?

O processo de parboilização consiste em submeter o arroz a um tratamento térmico com água quente, seguido de um processo de secagem e descasque. Durante esse processo, as vitaminas e os minerais que se encontram na camada externa do grão são preservados, resultando em um alimento mais nutritivo do que o arroz branco comum.

O arroz parboilizado no Brasil

No Brasil, o arroz parboilizado foi introduzido na década de 1950 pela empresa de alimentos Etti, que começou a produzir o alimento em larga escala. Desde então, o arroz parboilizado se tornou um dos tipos mais populares de arroz no país, presente em quase todas as cozinhas brasileiras.

A seleção de arroz parboilizado da São João Alimentos

A São João Alimentos é uma empresa brasileira que está no mercado desde 1968 e é reconhecida pela qualidade de seus produtos. Entre eles, destaca-se a marca Pateko, que oferece uma seleção de arroz parboilizado tipo 1, de alta qualidade e com grãos longos e soltos. 

A São João Alimentos, no entanto, está sempre à frente do tempo, inovando com produtos, técnica e maquinário para apresentar alimentos deliciosos e nutritivos que superem a expectativa do consumidor no Brasil e no mundo. 

Justo por isso a Empório São João apresenta uma opção ainda mais incrível em termos de nutrição para o clássico arroz branco. O arroz parboilizado da Empório São João é safra velha. 

Ou seja, os grãos, que são selecionados com critérios rígidos, são armazenados por um período determinado para garantir os benefícios extras. Esses são maior rendimento, menor aglutinação e mais qualidade, valores nutritivos e sabor. 

Todo arroz beneficiado pela São João Alimentos passa por um rigoroso processo de seleção e é produzido com tecnologia de ponta, garantindo a seus consumidores um produto de alta qualidade e sabor incomparável.

Seria esse o melhor arroz do mundo?

O arroz parboilizado é um alimento rico em nutrientes e uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.

Por ser uma opção saudável e saborosa para incluir na dieta, especialmente para aqueles que buscam uma alimentação mais nutritiva, devemos lembrar com carinho dele na hora de passear pelas gôndolas do supermercado.

Sua popularidade tem crescido nos últimos anos, graças aos benefícios nutricionais e à facilidade de transporte e armazenamento. 

A São João Alimentos, por meio da marca Patéko e Empório São João, oferece um arroz parboilizado de alta qualidade, produzido com rigorosos padrões de seleção e processamento, garantindo um produto saboroso e nutritivo para os consumidores.

Fique ligado nos próximos posts para mais dicas como essas! E não deixe de nos seguir nas redes sociais:

São João Alimentos

Patéko

Empório São João

Não deixe de visitar nossos sites para mais inspirações,
dicas e receitas: