Notícias

Arroz e feijão: quais os benefícios dessa dupla de alimentos?

A junção clássica de arroz e feijão no prato do brasileiro é muito mais que um simples costume. Além de ser um marco da culinária do nosso país, essa dupla apresenta uma das melhores combinações nutricionais, sendo responsável por manter a população brasileira saudável e saciada no dia a dia.

O consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes e o mau funcionamento do intestino. A explicação para isso é que o arroz e feijão juntos são fonte rica em fibras, sendo assim, ajudam a diminuir a absorção de açúcares e gorduras e também a reduzir a fome. Mas os benefícios não param por aí. Quer entender melhor porque tudo isso acontece e como essa tradição chegou até os brasileiros? Continue a leitura, que nós te contamos.

História e tradição

De acordo com a história do Brasil, o feijão já era naturalmente consumido pelos indígenas. Já o arroz, foi trazido pelos portugueses. Não se sabe ao certo de onde veio a ideia de unir os dois alimentos, mas uma das hipóteses levantadas pelo historiador Luís da Câmara Cascudo, em seu livro “História da Alimentação no Brasil”, é a de que o arroz com feijão começou a ser consumido em 1808 com a introdução do arroz no rancho dos soldados.

Com isso, a junção de arroz e feijão substituiu a combinação de feijão e farinha, muito consumida anteriormente. E atualmente, o Brasil é o único país que consome essa mistura no dia a dia.

Por que o arroz e feijão são a dupla perfeita? 

Antes de tudo, esses dois tipos de grão se complementam nutricionalmente. De maneira individual, são ricos em vitaminas e minerais, mas quando juntos, os nutrientes são potencializados e o que falta em um, pode ser encontrado no outro. 

Junto às proteínas, o arroz oferece carboidratos, vitaminas do complexo B, ferro e é um alimento de fácil digestão que raramente provoca alergias. O feijão, por sua vez, contém mais proteína do que qualquer outro alimento vegetal, sendo fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco, além de outros minerais essenciais. A união dos dois é garantia de uma proteína de alta qualidade nutricional.

Benefícios nutricionais do arroz

Em geral, o arroz é um alimento com muitos benefícios. Dentre eles, se destaca o fornecimento de energia para o organismo, o bom funcionamento do intestino, o reforço do sistema imunológico e a atuação como antioxidante. Confira algumas das características importantes para que tudo isso funcione plenamente:

  • contém proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B;
  • fonte de minerais como ferro e potássio; 
  • tem baixos índices de gordura e colesterol;
  • é composto por mais de 70% de carboidrato;
  • por não possuir glúten, pode ser consumido por pessoas com doença celíaca.

Benefícios nutricionais do feijão

O feijão se destaca por ser um alimento importante para evitar a anemia por deficiência de ferro. Além disso, o grão colabora para a saúde do coração, o bom funcionamento do sistema nervoso, contribui para o relaxamento muscular e evita o cansaço e a fadiga. Conheça os nutrientes responsáveis por todas essas reações:

  • contém vitaminas do complexo B;
  • fonte de ferro e potássio;
  • alta concentração de fibras;
  • possui lisina, um aminoácido que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes.

Unindo todas essas características positivas em cada um desses alimentos, o arroz e feijão se tornaram a estrela das refeições brasileiras. Na São João Alimentos, temos um vasto catálogo de produtos  em nossas marcas, onde o arroz e o feijão também são o foco principal para que você tenha sempre em sua mesa a melhor qualidade! 

Siga também as nossas redes sociais

São João Alimentos

Patéko

Empório São João