Arroz Orgânico: Entenda a Diferença e Conheça Seus Benefícios
Sabe diferenciar o arroz orgânico dos outros? Não? Não tem problema, neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o arroz orgânico e seus benefícios. Vamos lá?
O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo e, consequentemente, um dos mais produzidos. Porém, com o aumento da consciência ambiental e da busca por uma alimentação mais saudável, o arroz orgânico tem ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados.
Qual a diferença entre os tipos de arroz?
A principal diferença entre o arroz comum e o orgânico está no processo de produção. O arroz comum é cultivado com auxílio de uma série de agrotóxicos que facilitam o plantio e maximizam os resultados.
O uso de fertilizantes químicos, barreiras contra pragas e outros predadores de lavouras e outras substâncias sintéticas ajudaram a sociedade a vencer diversos problemas de fornecimento de alimentos para milhões de pessoas em todo o mundo.
Mas o uso dessas substâncias não vem sem um prejuízo, tanto à terra onde se encontram essas lavouras, quanto ao planeta de forma mais complexa e integrada globalmente, quanto para o corpo humano.
O arroz orgânico é diferente. Por ser cultivado de forma sustentável, sem o uso de químicos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana, ele tem benefícios diferentes. Portanto, em seu cultivo a planta desenvolve os grãos de forma orgânica, sem auxílios destes químicos e aditivos industrializados. É daí que vem seu nome.
Mas tem também algumas fragilidades. Sua produção é sempre em menor escala, suas perdas no cultivo são proporcionalmente maiores, e sua lavoura está sempre em risco de predação por não ter proteção química.
Agora uma curiosidade!
O arroz orgânico é produzido a partir de sementes crioulas, ou seja, sempre e unicamente são plantadas nas lavouras aquelas variedades de grãos nativas à região.
Estas são adaptadas ao clima e solo e podem ter potenciais que outras sementes não teriam para o mesmo local.
Todo esse pensamento associado contribui para a preservação da biodiversidade. Por essa você não esperava, não é?
Quais os benefícios do arroz orgânico para a saúde?
O arroz orgânico é uma opção mais saudável já não contém resíduos de agrotóxicos e outros produtos químicos que podem causar danos à saúde humana. Além disso, ele é produzido de forma mais natural, o que preserva suas propriedades nutricionais.
O arroz integral orgânico, por exemplo, é rico em fibras, vitaminas e minerais, como ferro, zinco e magnésio, que são importantes para a saúde do corpo. Seu corpo agradece a longo prazo pelo consumo de todo e qualquer tipo de alimento livre de agrotóxicos.
Seja arroz, feijão, grão de bico ou qualquer outro alimento que você consuma, prefira sempre o orgânico se você quiser preservar a saúde do seu corpo.
E conte com a linha de orgânicos da São João Alimentos! Nós temos excelentes produtos que levam o selo de qualidade Produto Orgânico Brasil! Procure pelos nossos produtos em um supermercado mais próximo e além de se atentar ao selo que marca a procedência orgânica do produto. É isso, não basta dizer, mas também tem que ter o selo de autenticidade reconhecido pelas agências reguladoras.
Quais os benefícios do arroz orgânico para o meio ambiente?
A produção de arroz orgânico é sustentável e respeita o meio ambiente. O uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos pode salvar uma colheita inteira de intempéries e predadores enquanto beneficia grandes populações. Mas pode contaminar o solo e os recursos hídricos, além de prejudicar a fauna e a flora da região.
Já a produção de arroz orgânico promove a conservação do solo, a recuperação da biodiversidade e a economia de água. Além disso, o cultivo desse tipo de arroz é uma alternativa mais justa para os trabalhadores rurais, que não são expostos a substâncias tóxicas e recebem um preço justo pelo seu trabalho.
Receita com arroz: Arroz integral com legumes
Para quem quer experimentar o arroz orgânico em uma receita simples e deliciosa, sugerimos o arroz integral com legumes. Primeiramente, escolha os grãos da Empório São João e cozinhe o arroz integral orgânico normalmente. Em seguida, outra panela, refogue legumes variados, como cenoura, brócolis e abobrinha, com cebola e alho.
Por fim, quando os legumes estiverem macios, misture-os ao arroz cozido e tempere com sal, pimenta e ervas finas a gosto. Essa é uma receita prática e saudável que vai te conquistar!
Como escolher um bom arroz orgânico
Na hora de escolher um arroz orgânico para consumo, é importante ficar atento a alguns fatores. Verifique se o produto possui certificação orgânica, garantindo que ele seja cultivado sem agrotóxicos, bem como seguir os padrões sustentáveis.
Além disso, dê preferência a marcas de confiança e que tenham uma boa reputação no mercado, como as marcas do grupo São João Alimentos.
Já sabe escolher seu arroz orgânico na hora de ir às compras?
Como vimos anteriormente, o arroz orgânico é uma opção mais saudável e sustentável para o consumo diário. Além de não conter agrotóxicos, o arroz traz também diversos benefícios, principalmente a diversidade em nutrientes.
Portanto, se você ainda não o experimentou, aproveite as nossas dicas e inclua esse alimento na sua dieta!
E se estiver em busca de um arroz de qualidade, não deixe de conferir as opções das marcas do grupo São João Alimentos que possuem certificação orgânica, além de serem reconhecidas pelo mercado pela qualidade de seus produtos.
Por fim, fique ligado nos próximos posts para mais dicas como essas! E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais a seguir: