Notícias

Curiosidades sobre o arroz que você provavelmente não sabia

O arroz é um dos alimentos mais populares do mundo, consumido em praticamente todas as culturas e em todas as refeições do dia.

Ele é uma das principais fontes de carboidratos para a maioria das populações, sendo cultivado em todo o globo e tendo muitas variações em sua preparação e consumo.

Apesar da sua popularidade, existem diversas curiosidades sobre o arroz que muitas pessoas não conhecem, desde a sua história até as propriedades do grão. Confira o nosso artigo de hoje e saiba mais sobre o assunto.

6 curiosidades sobre o arroz

O arroz pode ter diversos tipos, tamanhos, cores e propriedades nutricionais. Cada um deles tem uma finalidade específica. Abaixo, abordaremos algumas das principais curiosidades sobre o arroz.

1. Existem milhares de variedades de arroz

O arroz é uma planta muito versátil, e por isso existem muitas variedades diferentes. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), existem mais de 40.000 variedades de arroz em todo o mundo.

Dentre os tipos mais populares, citamos o arroz branco, o arroz integral e o arroz parboilizado.

2. O arroz é um dos alimentos mais antigos do mundo

O arroz é um dos alimentos mais antigos que se tem registro na história da humanidade.

Ele foi cultivado pela primeira vez há cerca de 10.000 anos, nas regiões que hoje são a China e a Índia. Desde então, se espalhou por todo o mundo, se tornando um dos alimentos básicos de muitas culturas.

3. O arroz é um alimento muito nutritivo

O arroz é uma ótima fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia de forma gradual ao organismo. Além disso, o grão é uma fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e potássio.

No entanto, é importante lembrar que o valor nutricional do arroz pode variar de acordo com o tipo e o modo de preparo.

4. Pode ser usado de diversas maneiras

O arroz é um alimento muito versátil, e pode ser usado de diversas maneiras na culinária.

Pode ser utilizado como acompanhamento de carnes, peixes, legumes e saladas, ou como ingrediente principal em pratos como risotos, paellas e sushi. Além disso, este grão pode compor sobremesas, como pudins e bolos.

5. O arroz é cultivado em todos os continentes

Por se tratar de um grão extremamente adaptável, o arroz é fácil de cultivar e possui
altos níveis de rendimento, o que o torna uma ótima opção aos olhos de agricultores
ao redor de todo o globo.

Destacamos em primeiro lugar o continente asiático, com uma produção equivalente a 89,9% da mundial. Em seguida, o continente americano, com 5,0%, o africano, com 4,2%, o europeu, com 0,5 %, e o oceânico, com 0,1% da produção mundial de arroz.

6. Em média, cada brasileiro consome cerca de 20 kg de arroz anualmente

Definitivamente, ao olhar para este número pode até parecer que consumimos uma grande quantidade de arroz. Entretanto, isto não se equipara aos países asiáticos, como por exemplo a China.

Segundo o site USA Rice, o consumo per capita de arroz pelos chineses é de cerca de
100 kg anualmente.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os tipos de arroz? Na São João Alimentos nós somos especialistas no assunto. Nas nossas marcas, oferecemos diversos tipos de grãos para os mais variados gostos e finalidades.

Fique por dentro do nosso site e das nossas redes sociais. Para acessar, clique abaixo.

São João Alimentos

Patéko

Empório São João

Não deixe de visitar nossos sites para mais inspirações,
dicas e receitas: