6 passos para economizar nas compras de supermercado
O ato de economizar tem se mostrado cada vez mais necessário no dia a dia. Controlar o consumo exagerado é importante para ajudar em diversos aspectos, seja ele financeiro, organizacional ou contra o desperdício. Por isso, o momento de ir às compras deve ser planejado, evitando possíveis arrependimentos.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma família brasileira costuma gastar, em média, 40% a 50% do salário em compras de supermercado. Um valor considerável da renda, que pode se tornar ainda maior caso não seja controlado.
Para que você consiga evitar gastos desnecessários e reduzir o impacto no seu orçamento, nós selecionamos 5 passos importantes para serem seguidos.
1. Estabeleça um limite
Para economizar nas compras de supermercado é preciso limitar seu orçamento. Sendo assim, analise o que você pode e precisa gastar. Ter esse limite bem definido é fundamental para não se deixar levar por excessos. Isso não quer dizer que você deve se privar de consumir o que gosta, ou deixar algo para trás, o importante é traçar um planejamento inteligente que seja capaz de satisfazer suas necessidades, gostos pessoais e, principalmente, que caiba em seu orçamento.
Caso julgue necessário, você pode estipular um valor máximo também para gastos com os supérfluos. Assim é possível aproveitar os produtos “extra” sem exagerar.
2. Pesquise preços
Pode parecer incômodo, mas vale investir o tempo. Pesquisar por preços se tornou mais prático com a internet e anúncios na televisão, por exemplo. Ao receber panfletos, você também pode aproveitar para observar os valores dos produtos com que mais gasta, assim é possível perceber qual estabelecimento será mais adequado para sua economia. E não se engane, mesmo que os descontos pareçam não causar grande diferença, em uma compra extensa podem ser decisivos.
Os programas de fidelidade dos supermercados também são ótimos aliados para economizar nas compras. Atualmente, muitas redes de lojas oferecem descontos para cadastrados no site ou aplicativo próprios, exibindo até mesmo a diferença de valor nas etiquetas dos produtos.
3. Limpe e organize sua despensa
Antes de sair para as compras no supermercado faça uma coisa simples: limpe e organize sua despensa e a sua geladeira. Muito provavelmente você vai encontrar itens que não se lembrava mais, ou até mesmo se deparar com alimentos vencidos e que precisam ser descartados. Ao fazer essa limpeza você consegue ter uma noção mais clara e objetiva do que realmente precisa comprar e o que pode esperar mais um pouco.
4. Não saia com fome
Ir às compras sentindo fome é um erro clássico. Nesse momento impera a tendência de se gastar mais do que deveria. Mais produtos são escolhidos no impulso por causa da vontade de comer, o que se torna prejudicial para o objetivo de economizar.
Além disso, esse estímulo pode fazer com que você tente fazer as compras mais rápido. A pressa pode te fazer esquecer de algo ou levar produtos além do necessário. Por isso, se alimente antes de ir ao supermercado e separe um tempo para fazer as compras sem correria.
5. Monte um cardápio
Quer economizar de verdade no mercado? Montar um cardápio é um dos caminhos. O planejamento pode ser mensal ou semanal, o importante é colocar todos os ingredientes que serão necessários para preparar o que você precisa durante esse período.
Além dessa estratégia possibilitar o planejamento nutricional, para se alimentar de forma mais saudável, você ainda evita comprar itens desnecessários e desperdiçar alimentos. É possível priorizar no cardápio os alimentos da estação e aqueles com preços mais acessíveis, evitando os que estão passando por um período inflacionário.
Outro fator que acaba se destacando é o ganho de tempo nas compras e no dia a dia. Sabendo o que será cozinhado, é possível ir direto aos itens necessários durante as compras, sem rodeios ou distrações.
6. Faça uma lista
Com o cardápio em mãos é a hora de fazer sua lista de compras. Siga a lista até o fim, lembrando de se ater aos itens que você adicionou nela, resistindo às possíveis tentações encontradas no caminho.
Comece pelos itens básicos, de maior necessidade. O arroz e feijão são exemplos de alimentos indispensáveis para o cotidiano, e nesse assunto a São João Alimentos pode te ajudar com produtos da mais alta qualidade.
Muitos supermercados têm dias de preços especiais para produtos de limpeza e higiene, ou outros em que o hortifruti está mais barato. De acordo com o seu cardápio e a sua lista de compras, você pode escolher o dia mais vantajoso.
Outra dica para economizar nas compras de supermercado é evitar fazer compras muito grandes ou para períodos mensais. Quando você enche o carrinho, aumenta o risco de incluir produtos que não vai precisar.
Acompanhe a São João Alimentos
Você gostou da nossa dica? Quer ver outras como essas? Então fique ligado aqui no nosso site! Coloque nossas sugestões em ação na sua próxima ida ao supermercado e compartilhe o artigo com alguém que precise.
Siga também as nossas redes sociais